Patrono


Professora Doracy Baptista de Campos Pereira


Biografia do Patrono: Professora Doracy Baptista de Campos Pereira
Filha de Benedito Baptista de Campos e Dona Jacyra Marquezi de Campos, ambos de saudosa memória, a professora Doracy Baptista de Campos Pereira, nasceu em 29 de março de 1937, em Mogi Mirim, neste Estado.
Foi casada com Luiz Carlos Pereira, conceituado médico e professor da Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes e desta união adveio o nascimento das filhas Cláudia Baptista de Campos Pereira e Paula Baptista de Campos Pereira.
Cursou o primário no Grupo Escolar “Francisco Eugênio de Lima” em Casa Branca,
SP. Fez os cursos ginasial e profissional na tradicional Escola Normal “Dr. Francisco Thomas de Carvalho”, hoje EE. “Dr. Francisco Thomas de Carvalho”, também em Casa Branca, onde se formou professora em 1957.
Iniciou sua carreira no magistério em 23 de fevereiro de 1958, nas funções de substituta em Itobi, SP, no Grupo Escolar “Professora Rita de Macedo Barreto”, de onde se transferiu em, 8 de junho de 1958, para o Grupo Escolar “Francisco Eugênio de Lima”, município de Casa Branca.
Em 1959 e 1960 lecionou na Escola Isolada de Emergência da Fazenda Rio Verde, município de Casa Branca, até julho de 1961.
Daí, transferiu-se para a Primeira Escola Mista da Estação Maracanã, município de Atibaia, para onde foi nomeada por Ato de 12 de julho de 1961, da Secretaria da Educação.
Dessa Escola, transferiu-se, em 20 de janeiro de 1965, para o Grupo Escolar “José Alvim”, também no município de Atibaia.
Em 14 de fevereiro de 1967, foi removida para o Grupo Escolar “Professora Maria Augusta de Moraes Neves”, município de São Paulo, onde lecionou até 1975.
No início de 1975, transferiu-se com sua família para o município de Mogi das Cruzes, vindo então a lecionar no Grupo Escolar “Professor Firmino Ladeira”, onde angariou a amizade e o respeito de colegas, diretor, alunos e funcionários.
Detentora de caráter firme, contagiante e simpatia, sempre sorridente e otimista, transmitia ânimo, amabilidade, cordialidade e ternura.
Seu trabalho como educadora foi espinhoso, mas eficiente, amando todos os seus alunos, orientando-os nos campos psíquico, moral e cultural, sempre procurando entende-los para chegar até eles.
Preocupava-se em aperfeiçoar-se com os novos métodos educacionais que iam surgindo, para atingir seus alunos, seu objetivo tão almejado e seus ideais como educadora exemplar. Foi muito amiga de seus alunos, tratando a todos com doçura e amor.
Apesar de pouco tempo de trabalho na última escola em que lecionou, EE.“Professor Firmino Ladeira”, conseguiu com seu temperamento, despertar em todos o espírito de coleguismo, grande sentimento de amizade e admiração, deixando em todos saudades e tristeza, quando partiu para sempre, posto ter falecido e Mogi das Cruzes, em 13 de março de 1981.
Ela será perenemente lembrada por seus familiares, amigos, colegas, ex-alunos, como uma figura notável, digna de ter seu honrado nome perpetuado neste estabelecimento de ensino.
Escola Estadual “Professora Doracy Baptista de Campos Pereira”. Lei nº 7718 de 19 de março de 1992 – Diário Oficial do Estado de São Paulo, nº 55 de 20/03/92, página 1. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário